A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ESTEJA COM VOCÊ!!
Rádio Canção Nova - ao vivo
Nossa Senhora do Carmo (ou Nossa Senhora do Monte Carmelo) é um título consagrado à Nossa Senhora. Este título apareceu com o propósito de relembrar o convento construído em honra da Santíssima Virgem Maria nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel.
A sua festa litúrgica é comemorada pelos cristãos no dia 16 de Julho.
A principal característica desta invocação mariana é apresentar o Escapulário do Carmo, símbolo que representa o ato de se estar ao serviço do Reino de Deus e que traz muitas indulgências, graças e outros benefícios espirituais a quem assume este sinal e esta proposta .
O Escapulário do Carmo é um sinal externo de devoção mariana. Seus utilizadores (quer sejam religiosos ou leigos) pertencem automaticamente à Ordem Carmelita e consagram-se àVirgem Maria, na esperança de obter a sua especial proteção e intercessão. O pequeno escapulário marrom, que é constituído por duas peças de tecido marrom de lã atadas entre si por uma corda recorda aos seus devotos o compromisso da Ordem Carmelita e o seu modo de vida. A dimensão mariana do carisma carmelita que se caracteriza por uma vida de familiaridade com Maria, impregnada de oração, imitação, presença e prática de virtude.
Hoje em dia, o escapulário pode até ser uma medalha metálica, sendo que em uma das faces ostente uma imagem de Maria e na outra com uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, mas em ambos os casos, só pode ser usa-lo uma singular cerimónia de benção e imposição, feita pelo sacerdote.
O escapulário do Carmo é um sacramental, ou seja, é "um sinal sagrado segundo o modelo dos sacramentos, por meio do qual se significam efeitos, principalmente espirituais, obtidos pela intercessão da Igreja". Concretamente, como meio de consagração, o escapulário fala - como dizia o Papa Pio XII - de humildade, de castidade, de oração contínua e de todas as virtudes da Mãe, das quais o devoto se deve revestir e é convidado a uma íntima união com Deus e ao serviço humilde do próximo na Igreja.
A devoção dos católicos afirma que, com seu materno amor, Maria cuida dos irmãos de Seu Filho que ainda peregrinam, vivendo no meio de perigos e dificuldades, até que cheguem à Pátria Celeste. A doutrina católica mariana afirma: «um verdadeiro devoto de Maria salva-se».
O Escapulário do Carmo, assim entendido, concretiza a maternidade espiritual de Maria que protege na vida, salva na morte e intercede depois a morte.